Quando se fala em Zapay, é certeza de inovação em pagamento de débitos veiculares, não é mesmo? Agora temos uma novidade melhor ainda! Para os veículos cadastrados no estado no Rio de Janeiro, estamos trazendo a consulta de IPVA em dívida ativa! 😄
Acompanhe passo a passo:
Clique aqui e insira a placa do veículo e seu melhor e-mail e clique em Consulte e Pague.
Assim que inserir placa e seu melhor e-mail, será apresentado na consulta os débitos inscritos em dívida ativa e ao lado as quantidades de parcelas, onde você conseguirá parcelar seus débitos em até 12 vezes no cartão de crédito.
No momento, o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa são feitos separadamente dos demais débitos, com isso será preciso fazer dois pagamentos.
Ou seja: um pagamento para os débitos como IPVA (que não está inscrito em dívida ativa), e multas e no outro pagamento, e outro para os débitos em dívida ativa.
É possível licenciar meu veículo sem efetuar o pagamento do IPVA que está em dívida ativa?
Por regra de pagamento do Detran do Rio de Janeiro, para o veículo ser licenciado é preciso pagar todos os débitos em aberto para o veículo e não havendo restrições, sejam elas financeiras ou administrativas. Portanto, o IPVA que está em dívida ativa deverá ser pago para, assim, o veículo poder ser licenciado.
Qual é o prazo de baixa para débitos inscritos em dívida ativa?
A baixa dos débitos ocorre no prazo de 24 horas até 72 horas úteis, ou seja, 5 dias úteis. Contando a partir da aprovação da transação (após a análise de segurança). Como é um débito inscrito em dívida ativa, pode levar até 15 dias úteis para ocorrer a baixa, devido prazos estabelecidos pelo próprio órgão.
Muito importante ficar atento ao não pagamento do IPVA inscrito em dívida ativa pois:
- O não pagamento do débito inscrito em dívida, o nome do proprietário do veículo poderá ser protestado em cartório, além de não poder realizar o novo licenciamento do veículo.
- Com o débito ainda em dívida ativa, você terá a notificação com instruções e prazos para serem cumpridos antes que ocorra o protesto.
- Assim que ocorrer o protesto, não será mais possível emitir as guias de pagamento e quando o débito for consultado, apresentará a mensagem de “enviado ao cartório de protesto” no lugar das opções de pagamentos. O endereço do cartório onde o débito está protestado estará na notificação enviada.
- Além do débito em protesto em cartório, pode haver dificuldades para obtenção de crédito em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa, financiamento de imóveis e até mesmo bloquear a inscrição em alguns concursos públicos.
Agora você está por dentro de como é feito o pagamento de dívida ativa do Rio de Janeiro! 😄
Comentários
1 comentário
Oi, preciso de ajuda. Obrigada
Por favor, entre para comentar.