O que é transferência?
Quando compra um veículo novo para poder circular livremente pelas ruas, é preciso ter toda documentação e emplacamento assegurados. O Registro Nacional de Veículos Automotores, o renavam, funciona como o RG e o CPF do veículo, e assim, garante que todas as informações do veículo estarão ligadas a você, enquanto proprietário. Quando for trocar de veículo, ou simplesmente vendê-lo, é preciso que esse registro esteja atualizado, garantindo o fim da responsabilidade que terá, caso aconteça qualquer coisa com esse veículo. O mesmo, obviamente, vale quando você compra um veículo que já possui proprietário. A transferência precisa ser feita, sendo preciso ter o cuidado e a certeza que o veículo não possua débitos como multas, IPVA, licenciamento e até mesmo restrições atreladas a ele.
Reunimos as dúvidas mais comuns relacionadas à transferência:
É possível fazer transferência e emitir o documento, após o pagamento do débito?
É possível sim! Assim que seu pagamento é aprovado, iniciamos o pagamento dos débitos ao Detran e o prazo de baixa dos débitos é de 24 horas até 72 horas úteis após aprovado.
Lembrando que: se o veículo possuir restrições (comunicação de venda, renajud, gravame ativo, proprietário com ocorrência em óbito e outros tipos de restrições) ou pendências (financeiras ou legais) junto ao Detran, pode impedir a transferência e emissão do documento do veículo. Importante ficar atento à situação do veículo e regularizá-lo caso tenha restrições ou pendências.
🚨🚗 Dica Zapay: os Detrans de cada estado podem ter regras de pagamento específicas para atualização de documento, ainda mais se tratando de veículos que possam ter restrições financeiras ou administrativas e até mesmo em casos de transferência, onde o documento do veículo somente é atualizado após o processo de transferência ser concluído. Recomendamos que atualize o documento do veículo antes de ser feita a comunicação de venda, pois assim, o documento estará disponível e atualizado e assim, evita transtornos, facilitando seu dia a dia. 😉
Quais débitos precisam ser pagos para transferir o veículo?
Antes de transferir o veículo é obrigatório, como IPVA (em vigência e dívida ativa), multas, licenciamento, seguro obrigatório.
Quanto é a taxa de transferência?
O valor da taxa de transferência é de acordo com cada estado. Sugerimos que acesse o site do Detran do seu estado para verificar valores, quais bancos aceitam o pagamento e demais informações. 😊
Para mais dúvidas e informações de como é feita a comunicação de venda e transferência, clique aqui. 😊
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.