Você se deparou com uma restrição administrativa quando realizou alguma consulta detalhada para o seu veículo e não sabe o que significa? Fique tranquilo, continue lendo que vamos explicar para você! 😄
O que é restrição administrativa?
A restrição administrativa se dá quando autoridades de trânsito ou outros órgãos para limitar ou restringir ações relacionadas a um veículo. A restrição administrativa no veículo é uma limitação legal ou administrativa que afeta sua capacidade de circulação ou transferência de propriedade. Essas restrições podem ser impostas por diferentes razões e entidades, como agências de trânsito, instituições financeiras ou autoridades legais.
Existem vários motivos que podem ocasionar a restrição administrativa, como, por exemplo:
- Comunicação de venda: quando o veículo foi vendido e o novo proprietário não fez a transferência dentro do prazo de até 30 dias.
- Veículo com sinistro: veículo que sofreu algum tipo de dano ou avaria e que pode ser recuperado, tendo em vista que não houve a perda total.
- Furto ou roubo: o veículo foi furtado ou roubado, houve a comunicação junto à polícia, sendo registrado um boletim de ocorrência. Fica bloqueado nos sistemas do Detran como um indicativo para não comprar o veículo nessas condições.
- Gravame ativo: o veículo está associado a um contrato de financiamento. O veículo serve de garantia para o contrato.
- Veículo com bloqueio para leilão: o veículo é apreendido e levado ao depósito por alguma irregularidade. Caso o proprietário demore mais de 60 dias para contestar, o veículo poderá ser encaminhado para leilão.
- Bloqueio no Cadin: O Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN). É um banco de dados onde estão registrados os nomes de pessoas em débito para com órgãos e entidades federais.
- Bloqueio Judicial - RENAJUD: é uma ferramenta que conecta o Judiciário e o Senatran. Auxilia para tornar efetiva as medidas judiciais na ação de busca e apreensão, permitindo que o credor fiduciário possa reaver o veículo.
- Suspeita de clonagem ou placa clonada: suspeita de que foi vítima da clonagem de placa ou receber multas por infrações que não recebeu em um curto período.
- Recall: medida tomada pelas montadoras para informar defeitos ou problemas de segurança identificados em um modelo específico de veículo após o seu lançamento.
- Proprietário com ocorrência em óbito: quando há o falecimento do proprietário do veículo.
As restrições podem impedir a realização de serviços relacionados ao veículo, como, por exemplo, emissões de documentos, ou até mesmo impedir a circulação do automóvel. 🚨🚗
O que fazer quando tenho restrição administrativa?
Para resolver uma restrição administrativa, importante validar diretamente com o Detran do seu estado, pois podem variar conforme a legislação e regulamentações de cada estado.
Como identificar se o veículo tem restrição administrativa?
Existem duas maneiras de fazer isso: através do site Detran do seu estado ou acessando a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). O Senatran é uma ótima opção, pois possui uma lista completa de restrições e é o órgão que possui máxima autonomia e técnica do Sistema Nacional de Trânsito, sendo um banco de dados nacional.
Para acessar ao Senatran, você precisará acessar com sua conta do gov.br. Em "Serviços Mais Acessados", terá a opção “Consultar Veículo” e insira as seguintes informações:
- Código renavam;
- Placa do veículo;
- CPF/CNPJ do proprietário.
Em seguida, terá as abas de “Dados do Veículo” e ”Indicadores de Situação do Veículo”. Clique em “Indicadores de Situação do Veículo” e confira a relação, semelhante à imagem abaixo:
Se algum dos indicadores estiver marcado com “Sim”, como na imagem, isso significa que seu veículo possui restrição. Você encontrará detalhes sobre o motivo da restrição no lado esquerdo da tela. Se não estiver especificado, é aconselhável recorrer ao Detran do seu estado, tendo as informações do proprietário do veículo em mãos. Eles poderão ajudar a investigar as razões da restrição e fornecer orientações sobre como removê-la.
A Zapay consegue remover ou orientar sobre restrições?
Lamentavelmente, não. Não temos a autonomia para remover restrições, é uma atividade sob responsabilidade do Detran. Sugerimos como forma de orientação em casos de restrição que recorra ao Detran do seu estado para identificar e solicitar a remoção junto ao órgão. Somos credenciados junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) para o parcelamento de débitos veiculares no cartão de crédito em até 12 vezes e assim, facilitar a forma de pagar seus débitos veiculares por meio de cartão de crédito.. 😉
Após verificar que seu veículo não possui restrições, clique aqui para consultar quais débitos estão em aberto!
Antes de fechar um negócio de um veículo usado, orientamos consultar a situação atual do veículo, evitando assim dores de cabeça. Fica a dica! 😉
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.