Meu veículo foi apreendido. O que devo fazer?
Após a apreensão do veículo, ele será encaminhado para o pátio do Detran mais próximo. No local, o motorista será informado sobre a relação de débitos que devem ser pagos para o proprietário poder retirar o veículo e voltar a transitar novamente.
Por qual motivo o veículo pode ser apreendido?
O veículo pode ser apreendido por diversos fatores, entre eles: más condições de uso do veículo, documento atrasado, restrições como renajud, óbito, financeiras, entre outros. Em casos de blitz (fiscalizações do Detran), em que o condutor estiver dirigindo em estado de embriaguez e não houver um condutor habilitado e em condições de dirigir, o veículo também poderá ser apreendido.
Quanto tempo o veículo pode ficar apreendido?
O Artigo 328 do Código Brasileiro de Trânsito, prevê que o veículo pode ficar apreendido até 60 dias. Dentro desse prazo, conta-se o tempo em que ele está no pátio e deverá ser pago todas as multas, débitos, taxa de pátio e guincho para o veículo ser retirado.
Após 60 dias em que o veículo está apreendido, ele poderá ir para leilão?
Sim! Passando os 60 dias em que o veículo está apreendido em um dos pátios do Detran e não houver manifestação do proprietário, o veículo irá para leilão. Exceto veículos que têm aplicações judiciais não poderão ir para leilão.
Qual seria o valor das taxas de pátio e guincho?
O valor de taxas de pátio e guincho dependem do estado em que o veículo for apreendido e se o veículo é, por exemplo: moto, carro, caminhão ou outro tipo de automóvel. A taxa de guincho é por estado e regulamentação de cada Detran.
A Zapay pode acelerar o processo de pagamento nesses casos?
Claro, podemos sim! Se seu pedido ainda está na análise de segurança, é só dar um toque pra gente pelo WhatsApp, 0800, chat ou e-mail nos avisando que deseja prioridade no pagamento e o motivo. Podemos pedir prioridade na análise do seu pedido dentro dos nossos processos de análise e demanda, para que seja aprovado assim que possível e assim pedir prioridade em seu pagamento. Se já foi aprovado, basta nos avisar que quer prioridade no pagamento, explicando o motivo, assim os valores são liberados logo junto ao Detran. Mas, ó, a parte de baixar os débitos e liberar o veículo? Essa é com o Detran mesmo, tá? Ah, alguns Detrans aceitam comprovantes bancários, vale dar uma conferida no Detran do seu estado. 😉
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.